O Ministério da Saúde repassou R$ 8,5 milhões a Pernambuco para a qualificação das ações de combate ao mosquito transmissor da doença Aedes aegypti, com o aprimoramento dos planos de contingência. A verba deverá ser empregada em medidas de vigilância, prevenção e controle do inseto. O recurso está dentro dos R$ 173,2 milhões que a União destinará a todos os municípios brasileiros para realizar o controle
Mais de 190 milhões de pessoas serão beneficiadas com as medidas de controle e prevenção da dengue. O adicional representa um subsídio de 20% do valor anual do Piso Fixo de Vigilância e Promoção da Saúde e será repassado em parcela única.
Em contrapartida, os municípios precisam cumprir algumas metas, como disponibilizar quantitativo adequado de agentes de controle de endemias; garantir cobertura das visitas domiciliares pelos agentes; adotar mecanismos para a melhoria do trabalho de campo; realizar o LIRAa (Levantamento Rápido de Infestação por Aedes Aegypti) com ampla divulgação nos veículos de comunicação locais; notificar os casos graves suspeitos de dengue, entre outras medidas.
 DA REDAÇAO COM O BLOG DA FOLHA DE  PE- Publicado por José Accioly, em 8.01.2013 às 13:3