O povo Fulni-ô, de Águas Belas, receberam um núcleo de produção audiovisual. A novidade faz parte da iniciativa “Vídeo nas Aldeias”, projeto que conta com o patrocínio de R$ 50 mil do Programa de Cultura Banco do Nordeste/ BNDES. O núcleo será uma importante ferramenta para preservação e divulgação da cultura indígena.
A tribo tem uma população de mais de seis mil integrantes, é o único grupo do Nordeste que conseguiu manter viva e ativa a própria língua - o Yaathe, além de uma série de práticas rituais e cotidianas, como o sigiloso ritual Ouricuri, tornando-se uma referência para todos os outros povos indígenas da região. O “Vídeo nas Aldeias” conta com o envolvimento dos professores indígenas Fulni-ô, do cacique João Francisco dos Santos Filho e do recém-nomeado pajé Gildiele Ribeiro Pereira, conhecido como Edmar.
Na primeira etapa do projeto, foram capacitados seis jovens da comunidade para o uso de câmeras de vídeo, e eles recolheram mais de 50 horas de material para um filme sobre as tradições, a língua e a relação deles com a cidade de Águas. Nessa fase, também foram realizadas 25 exibições de filmes do projeto, no Cine Clube na Escola Indígena Marechal Rondon.
A segunda etapa, de montagem do filme, será realizada na própria aldeia no mês de abril e o resultado final do documentário será finalizado em DVD até meados de julho. As 300 cópias iniciais serão distribuídas nas escolas e na comunidade Fulni-ô, bem como na rede de comunidades indígenas parceiras do projeto.
ITAPUAMA FM
0 comentários:
Postar um comentário