sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Pesqueira está na lista dos 50 mil eleitores de Pernambuco que podem perder o título de eleitor

Foto: Internet
O eleitor que não votou e não justificou a ausência nas três últimas eleições podem ter o seu título cancelado. Para regularizar a situação, esses eleitores devem comparecer ao cartório eleitoral no período de 25 de fevereiro a 25 de abril portando documento oficial com foto, título eleitoral e comprovantes de votação, de justificativa eleitoral e de recolhimento ou dispensa de recolhimento de multa.

Em Pernambuco 51.500 eleitores estão irregulares. A relação das inscrições passíveis de cancelamento ficará disponível nos cartórios eleitorais para consulta pelos interessados. O eleitor também pode verificar se o seu documento está sujeito a cancelamento no site do Tribunal Superior Eleitoral, na opção “Serviços ao eleitor”.

A Justiça Eleitoral ressalta que não será expedido qualquer tipo de notificação ao eleitor, seja de forma impressa (correspondência) ou eletrônica (e-mail), sobre a situação do título. O não comparecimento ao cartório eleitoral para comprovação do exercício do voto, da justificativa de ausência ou do pagamento das multas correspondentes implicará o cancelamento automático do título de eleitor, que será efetivado de 10 a 12 de maio de 2013.

Se um eleitor deixou de votar no primeiro e no segundo turno de uma mesma eleição, já serão contadas duas eleições para efeito de cancelamento. Além disso, poderão ser contadas faltas às eleições municipais, eleições suplementares e referendos. Não serão computadas as eleições que tiverem sido anuladas por determinação da Justiça.

Segundo informações do TRE, o eleitor com título cancelado não pode:
- Participar de concursos públicos.
- Receber remuneração de função ou emprego público, bem como de fundações governamentais
- Participar de concorrência pública ou administrativa da União, dos Estados, dos territórios
- Fica impedido de obter empréstimos em autarquias e sociedades de economia mista
- Obter passaporte ou CPF ou renovar matrícula em estabelecimento de ensino fiscalizado pelo Governo
- Praticar qualquer ato em que se exija quitação do serviço militar ou do imposto de renda.
Confira os números de eleitores pendentes em algumas cidades da região:

Arcoverde – 375
Alagoinha – 68
Buique – 249
Custódia – 271
Pedra – 139
Pesqueira – 434
Sertânia – 169
Tupanatinga – 144
Venturosa – 81

Itapuama FM

0 comentários: