terça-feira, 27 de novembro de 2012

Diocese de Pesqueira realiza Escola Fé e vida e Preparação da 5ª Semana Social Brasileira No período de 23 a 24 de novembro, a Diocese de Pesqueira realizou no

Seminário São José o terceiro módulo da Escola Fé e Vida. Já no dia 25 de novembro,
ocorreu a preparação da 5ª Semana Social Brasileira, através do Seminário da 5ª Semana Social Brasileira. O preletor do evento foi Ângelo Zanré, coordenador do Programa de Economia Popular Solidária da Cáritas Brasileira Regional NE II, pós-graduado em Sociologia, professor da FAFIRE e membro do Conselho Estadual de Economia Solidária de Pernambuco, que conduziu à temática Políticas Públicas e Controle Social, levando a reflexão uma atualidade. “Compreendemos desde o Estado repressor e autoritário, até as mobilizações de massa em busca de uma construção efetiva da cidadania”, disse Risaldo Gomes, articulador da Cáritas Diocesana, sobre o aprendizado do tema apresentado. O Professor Francisco Aquino e de Maria Aparecida, da Pastoral Carcerária também levaram uma palavra ao público durante o evento, enriquecendo ainda mais a construção do tema.

Participaram dos eventos aproximadamente 34 participantes, dentre esses, leigas e leigos da Federação das Associações, de Pesqueira; Grupo Arca da Aliança, de Pesqueira; Movimento Mãe Rainha; Paróquia N. Senhora da Conceição, Paróquia Santa Águeda e Paróquia Nª Senhora da Imaculada Conceição, de Pesqueira; Paróquia Nossa Senhora da Saúde, de Belo Jardim; Paróquia São José, de Venturosa e Seminaristas do Propedêutico, de Pesqueira.

A Escola Fé e Vida teve início na sexta-feira (23) com uma missa celebrada pelo Pe. Luiz Benevaldo. “Foi um final de semana intenso, bonito, participativo!”, definiu Cícero Romero, mais conhecido como Nado, Presidente da Associação de Moradores do Loteamento Portal. No sábado (24) pela manhã houve a participação 17 jovens das comunidades rurais de Arcoverde, Buíque e Pedra, cujos pais são beneficiados pelo Programa Uma  Terra e Duas Águas (P1+2), que tem como objetivo “fomentar a construção de processos participativos de desenvolvimento rural no semiárido brasileiro e promover a sobre os conflitos econômicos, políticos e sociais da soberania, a segurança alimentar e nutricional e a geração de rendas às famílias agricultoras, através do acesso e manejo sustentáveis da terra e da água para a produção de alimentos”, conforme explicação Edimilson Paulino, coordenador do projeto que é mobilizado pela Diocese de Pesqueira através da Cáritas Diocesana de Pesqueira.

Os participantes da Escola Fé e Vida também participaram de momentos descontraídos, como a visita para conhecer o Monte da Graça, uma vez muitos  participantes eram de outros municípios. O passeio foi finalizado com o retorno ao Seminário São José, onde o seminarista Leandro Inácio animou o público com músicas de Luiz Gonzaga, fazendo uma alusão ao Centenário do Rei do Baião. No último dia do evento, 25 de novembro, ocorreu o Encontro da 5ª Semana Social Brasileira – Região Pesqueira I (Cimbres, Pesqueira e Poção), contando com pessoas de Associações de Comunidades Rurais (Mutuca, Papagaio), Vila de Cimbres (jovens da comunidade indígena Xukuru de Ororubá) e Poção (Cáritas Paroquial e União Brasileira de Mulheres).

DA redaçao com a amigo Risaldo Gomes – Articulador da Cáritas Diocesana de Pesqueira

0 comentários: