sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Semana do Trabalho Seguro continua com mais uma fiscalização


Foram várias as irregularidades encontradas que colocavam em risco a vida dos trabalhadores.
Dando continuação às atividades programadas para a Semana do Trabalho Seguro, mais uma ação de fiscalização foi realizada na última quarta-feira (28). Desta vez, o Ministério Público do Trabalho (MPT) em Pernambuco, juntamente com a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, inspecionou o canteiro da Companhia Brasileira de Vidros Planos (CBVP – Grupo Cornélio Brennand), em Goiana. No local, trabalham as empresas Hochtief, Cunha Braga, Codequip e Medabil.


Os maiores problemas identificados durante a inspeção foram: abertura de piso, ausência de isolamento de áreas sob carga suspensa, falta de disciplinamento para o trânsito de veículos e de pessoas, ausência de linha de vida, vergalhões de aço sem proteção e cabos de energia pelo chão (quando deveriam estar suspensos). Apesar de verificados os problemas, a obra não foi embargada. Os ajustes das irregularidades foram sendo feitos na hora, quando eram observados. Segundo o procurador do Trabalho Leonardo Osório, agora resta abrir a sindicância para apurar os fatos. Da ação, que beneficiou cerca de 450 trabalhadores, além do procurador e cos auditores fiscais do Trabalho, participaram a também procuradora do Trabalho Adriana Gondim e o perito em Segurança do Trabalho do MPT, Marcos Lira.


Saiba Mais - A atividade se enquadra na programação da Semana do Trabalho Seguro (de 26 a 30 de novembro), organizada pelo Grupo de Trabalho Interinstitucional do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (Getrin) e que tem como objetivo alertar trabalhadores, empregadores e sociedade sobre a importância da segurança no setor da construção civil. Segundo dados mais recentes, somente em 2010, o setor foi responsável por cerca de 54.664 acidentes e 438 mortes.


DA REDAÇAO COM O
Ascom MPT-PE Ascom MPT-PE ascom.mptpe@gmail.com

0 comentários: