segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Novo subsídio da 5ª Semana Social Brasileira (Diocese de Pesqueira) APRENDER A LIÇÃO DAS FLORES


SEGUINDO EM FRENTE NA CONSTRUÇÃO DE UMA NOVA SOCIEDADE

2º Subsidio de preparação à 5ª Semana Social Brasileira


A caminhada para a 5ª semana Social Brasileira em nossa Diocese, que já começou com a reflexão
da primeira Cartilha elaborada pela Equipe de preparação, tem a marca da resistência e da busca
criativa e inquietante de caminhos de convivência com o Semiárido. Somos chamados a tomar iniciativas novas e buscar novos caminhos de organização e participação. Não podemos deixar essa tarefa apenas para as pessoas que elegemos para nos representar. Graças à contribuição das comunidades que refletiram em outubro e novembro sobre nossa realidade e ao caminho percorrido nas lutas sociais, propomos uma nova rodada de descobertas. Desta vez queremos partir da contemplação de duas flores: o girassol e o Ipê que, mesmo com tanta seca, revestem a natureza com
um ar de esperança.


O girassol que marca a 5ª SSB convida-nos a novas atitudes1: • Buscar raízes no chão da vida, mesmo quando este chão parece nos desanimar... ter coragem de ouvir as pessoas, de sair de nosso isolamento e com vizinhos, amigos, comunidades e movimentos valorizando nossa cultura, nossa história, o jeitosimples e popular de conviver com a realidade como ela é e não como gostaríamos que ela fosse; • Assumir que tudo é muito passageiro. O girassol, como todas as flores, nos recorda que “nossa vida é semelhante a um sopro” e que é urgente vive- la intensamente em cada momento, sobretudo se falamos da construção do bem comum; • Voltar-nos para o Sol para nos nutrir de luz e de vida. É preciso buscar sempre a luz e o calor que dá sentido ao nosso agir para não corrermos o
risco de desanimar diante das contradições que enfrentamos no cotidiano; • Cair na terra como as sementes acreditando na fecundidade do solo que, em tempos de seca parece sem vida, mas esconde uma força que só pode vir de Deus. 


Somos testemunhas da vitória da vida, mesmo quando a morte parece mais forte! Também os Ipês nos ensinam a lição da resistência e da beleza. Uma árvore aparentemente morta e seca revela um sorriso de esperança florescendo e desafiando a natureza! Em meio a árvores secas, quando a natureza se veste de cinza e nos contagia com certo desânimo, Deus vai espalhando pelo caminho a fora as cores dos Ipês, as flores que na sua gratuidade revelam o sorriso da natureza seca, sem as lágrimas das chuvas, como que a nos dizer que a vida está aí, escondida no que parece ser morte. Ela está buscando parceiros para germinar, pessoas que ousem dizer não ao desânimo e sim à vida.

1. BUSCAR RAÍZES NO CHÃO DA NOSSA REALIDADE

Música: Asa Branca

Quando "oiei" a terra ardendo / Qual a fogueira de São João
Eu perguntei a Deus do céu, ai / Por que tamanha judiação
(bis)

Que braseiro, que fornaia / Nem um pé de "prantação"
Por farta d'água perdi meu gado / Morreu de sede meu
alazão(bis)

Inté mesmo a asa branca / Bateu asas do sertão
"Intonce" eu disse, adeus Rosinha / Guarda contigo meu
coração(bis)

Quando o verde dos teus olhos se espalhar na plantação
Eu te asseguro, não chores não viu, que eu voltarei viu, pro
meu sertão. (bis)

A realidade que vemos
Seca não é novidade! Nossa terra já foi vítima de longas secas muitas vezes. Lembramos 1992, 2003 e agora esta que estamos vivendo que parece ainda mais intensa. Os governos precisam ter políticas que permitam o povo passar pela seca sem as dificuldades que estão vivendo. Pernambuco é um dos estados mais afetados pela seca. O que vemos hoje são famílias migrando, animais morrendo, caminhões pipa vendendo água. Tudo isso nos provoca e nos convoca. Precisamos garantir nosso papel de mobilizar forças em

Lhe pagamo inté os juros / Sem gastar nossa corage.

Se o doutô fizer assim / Salva o povo do sertão
Se um dia a chuva vim / Que riqueza pra nação!
Nunca mais nóis pensa em seca / Vai dar tudo nesse chão
Cúmu vê, nosso destino / Mecê tem na vossa mão.

Um Caminho para a nova sociedade

Todo mundo unido, exigir mais! A população ter vez e voz, lutar por casa, água, emprego e educação de qualidade. (Associação de Zambária – Gravatá – Batalha e Fundão de Zombária – Poção / 13/
10/ 2012)

Como garantir espaços para que nossas raízes culturais sejam mais valorizadas? De que modo mulheres, homens, índios, negros, camponeses, jovens, podem reivindicar seus direitos na construção de uma nova sociedade?

Uma proposta de bem viver

Buscar raízes aqui / É ter coragem de assumir
E a sua participação / É palavra de vida meu irmão!
Valorizem quem você é / Caminhe com firmeza e fé!

Música: Último Pau de Arara4


A vida aqui só é ruim / Quando não chove no chão / Mas se chover dá de tudo / Fartura tem de montão / Tomara que chova logo /Tomara, meu Deus, tomara.
Só deixo o meu Cariri/ No último pau-de-arara /Só deixo o meu Cariri /No último pau-de-arara / Enquanto a minha vaquinha / Tiver o couro e o osso / E puder com o chocoalho/ Pendurado no pescoço/ Vou ficando por aqui.

Composição: Venâncio/Corumbá/J.Guimarães

Que Deus do céu me ajude/ Quem sai da terra natal/ Em outro canto não pára
Só deixo o meu Cariri/ No último pau-de-arara /Só deixo o meu Cariri
No último pau-de-arara/ Enquanto a minha vaquinha /Tiver o couro e o osso
E puder com o chocoalho/ Pendurado no pescoço/ Vou ficando por aqui.

2. TUDO É MUITO PASSAGEIRO

Música

É de sonho e de pó o destino de um só feito eu perdido em pensamentos / Sob o meu cavalo.
É de laço e de nó /De jibeira o jiló /Dessa vida cumprida a só Sou caipira, Pirapora / Nossa Senhora de Aparecida / Ilumina a mina escura e funda O trem da minha vida (2x)
O meu pai foi peão / Minha mãe solidão / Meus irmãos Perderam-se na vida / À custa de aventuras
Descasei, joguei / Investi, desisti / Se há sorte/ Eu não sei, nunca vi Sou caipira, Pirapora / Nossa Senhora de Aparecida / Ilumina a mina escura e funda O trem da minha vida (2x)
Me disseram, porém / Que eu viesse aqui/ Prá pedir de Romaria e prece / Paz nos desaventos. Como eu não sei rezar / Só queria mostrar / Meu olhar, meu olhar, Meu olhar Sou caipira, Pirapora / Nossa Senhora de Aparecida / Ilumina a mina escura e funda o trem da minha vida (2x)

A realidade que vemos

Hoje me sinto mais forte, / Mais feliz, quem sabe / Só levo a certeza / De que muito pouco sei, / Ou nada sei. / Conhecer as manhas / E as manhãs/ O sabor das massas/ E das maçãs É preciso amor / Pra poder pulsar/ É preciso paz pra poder sorrir/ É preciso a chuva para florir

Penso que cumprir a vida/ Seja simplesmente 

Compreender a marcha /E ir tocando em frente
Como um velho boiadeiro / Levando a boiada
Eu vou tocando os dias / Pela longa estrada, eu vou/
Estrada eu sou
Conhecer as manhas/ E as manhãs
O sabor das massas/ E das maçãs
É preciso amor/ Pra poder pulsar
É preciso paz pra poder sorrir/ É preciso a chuva para florir
Todo mundo ama um dia,/ Todo mundo chora
Um dia a gente chega/ E no outro vai embora
Cada um de nós compõe a sua história/ Cada ser em si
Carrega o dom de ser capaz/ E ser feliz

Um Caminho para a nova sociedade

Mudanças acontecem quando a gente participa! O povo das comunidades rurais dão pistas para mudanças: associar-se, organizar abaixo-assinados, participar de manifestações públicas, buscar informações e perder o medo de denunciar situações de desrespeito e violência. (Papagaio,
Papagaio de Cima, Marimbas, Pacheco e Salobro)

Como Conselhos do nosso Município – Saúde, Educação, estamos participando da formação dos
10 criança participação pode fazer a mudança acontecer? Como?

Uma proposta de bem viver

Se quisermos ver mudanças / Precisamos nos mobilizar
A organização é a esperança / Levantemos, vamos lutar!

Irá chegar um novo dia, um novo céu uma nova terra, um novo mar. E neste dia os oprimidos numa só voz a liberdade irão cantar e adolescente, ação social..

3. NUTRIR-NOS DE LUZ E DE VIDA

Música:

Eu quero ver, eu quero ver acontecer. Um sonho bom, sonho de muitos acontecer.

1. Nascendo da noite escura a manhã futura trazendo amor. No vento da madrugada a paz tão sonhada
brotando em flor, nos braços da estrela guia, a alegria chegando da dor. . Na sombra verde e florida, crianças em vida brincando de irmãos. No rosto da juventude, sorriso e virtude virando canção. Alegre e feliz camponês

Zé Vicente.

Jesus manda libertar os pobres E ser cristão é ser libertador. Nascemos livres pra crescer na vida, Não pra ser pobre, nem viver na dor. Vejo no mundo tanta coisa errada, A gente pensa em desanimar. Mas quem tem fé sempre está com Cristo, Tem esperança e força pra lutar. Não diga nunca que Deus é culpado Quando na vida o sofrimento vem. Vamos lutar que o sofrimento passa, Pois Jesus Cristo já sofreu também.

Libertação se encontra no trabalho, Mas há dois modos de trabalhar: Há quem trabalha escravo do dinheiro, Há quem procura o mundo melhorar. E pouco a pouco o tempo vai passando, A gente espera a libertação. Se a gente luta ela vai chegando, Se a gente espera ela não chega, não Um Caminho para a nova sociedade, Assim falam as comunidades de Roçadinho e Espinhaço da Gata em reunião de 30 de outubro de 2012: Queremos distribuição de renda, direito livre para a mulher
votar, boa qualidade de educação e saúde; habitação e trabalho, água para o consumo humano e animal, irrigação, reforma agrária e proteção do meio ambiente.

Que caminhos concretos nós propomos para que a água seja melhor distribuída em nossa região? E para uma melhor convivência com o Semiárido?

Uma proposta de bem viver

Assim como o girassol / Volta-se sempre para a luz

Voltemos para nosso sol /Nosso Senhor que ao irmão nos conduz!

Cuidemos da terra, nossa mãe natureza /Ela clama por vida com certeza!

Música

Eu sou feliz é na comunidade, na comunidade eu sou feliz. (bis)
1. A nossa comunidade se reúne todo dia. E a nossa comunidade se transforma em alegria.
2. Onde há comunidade, lá não há miséria não, pois aquele que tem mais vai partir com seu irmão.
3. E assim todos unidos: pobre, rico, homem, mulher, como uma só família; isto é o que Deus quer.
4. É Jesus quem nos convida pra fazer a conversão, ao seu reino de amor! Vamos todos à Missão!
5. Os pobres fizeram um plano: isto eles querem ganhar!
Lutar pelos seus direitos para a vida melhorar.

6. SEMEAR SEMPRE ACREDITANDO NA FECUNDIDADE DA TERRA

Música:

Toda semente é um anseio de frutificar / e todo fruto é uma forma da gente se dar.
Põe a semente na terra, não será em vão Não te preocupe a colheita, plantas para o irmão (2x)

Toda palavra é um anseio de comunicar / e toda fala é uma

É preciso não ter medo, não se sentir obrigado a certas coisas, ter os direitos humanos em favor de todos, lutar contra as indignações e por uma reforma política, judiciária e tributária. É preciso denunciar os que tiram nossa liberdade de viver e de votar. Que sugestões podemos apresentar para uma reforma política, judiciária e tributária que garanta mais justiça, participação e partilha? Como apoiar os irmãos e irmãs ameaçados por defender a vida?

Uma proposta de bem viver

Cair na terra como semente É lutar sem medo da morte 

Se você é cristão a Deus temente / Enfrente a vida, assuma sua sorte!

Música: Pra não dizer que não falei das flores
Caminhando e cantando / E seguindo a canção
Somos todos iguais / Braços dados ou não
Nas escolas, nas ruas / Campos, construções
Caminhando e cantando / E seguindo a canção
Vem, vamos embora / Que esperar não é saber
Quem sabe faz a hora / Não espera acontecer
Pelos campos há fome / Em grandes plantações
Pelas ruas marchando / Indecisos cordões
Ainda fazem da flor / Seu mais forte refrão
E acreditam nas flores / Vencendo o canhão
Vem, vamos embora.....

Geraldo Vandré

Há soldados armados / Amados ou não
Quase todos perdidos/ De armas na mão
Nos quartéis lhes ensinam / Uma antiga lição:
De morrer pela pátria/ E viver sem razão
Vem, vamos embora...
Nas escolas, nas ruas / Campos, construções
Somos todos soldados/ Armados ou não
Caminhando e cantando/ E seguindo a canção
Somos todos iguais/ Braços dados ou não

Os amores na mente/ As flores no chão
A certeza na frente/ A história na mão
Caminhando e cantando/ E seguindo a canção
Aprendendo e ensinando/ Uma nova lição

Pe. Alfredo J. Gonçalves, CS.O girassol e a 5ª Semana Social Brasileira.


Fonte: www.semanasocialbrasileira.org.br

0 comentários: