quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Crime: ‘saidinhas de banco’ são comuns nesta época do ano; veja como evitá-las


Evite sacar grandes quantias em dinheiro. Prefira usar as opções como transferências bancárias e pagamentos eletrônicos. Com o fim do ano, quando o trabalhador está com mais dinheiro por causa do 13º, cresce a preocupação com os assaltos na porta das agências bancárias. Por enquanto, os números deste ano são menores do que os registrados no mesmo período do ano passado, mas as polícias civil e militar orientam a população a redobrar os cuidados.Geralmente acontece assim: dentro de uma agência bancária lotada, um homem que aparenta ser apenas mais um cliente observa todos a sua volta. Munido de um celular, ele posiciona-se na fila do caixa e, disfarçadamente, monitora os saques realizados pelos outros. Minutos se passam até que ele vê uma grande quantia em dinheiro sendo sacada por alguém, daí pega o celular e faz uma ligação. Do lado de fora da agência, o seu comparsa recebe a ligação e o ‘recado’. Então, espera a saída do cliente que sacou ao dinheiro para atacá-lo.
Os bandidos, a cada dia, ficam mais espertos e estratégicos. Segundo a polícia, hoje, eles dão um tempo para que o cliente se afaste das imediações do banco. Abaixo, confira dicas repassadas pela polícia:
1º – Evite sacar grandes quantias em dinheiro. Prefira usar as opções como transferências bancárias e pagamentos eletrônicos.
2º – Caso seja realmente necessário sacar, escolha agências em locais movimentados, dentro de shoppings ou supermercados.
3º – Evite retirar dinheiro em dias de pagamento (5,10 ou 20 de cada mês).
4º – Evite criar uma rotina. Não frequente a agência bancária sempre nos mesmos horários.
5º – Antes de sacar, observe o ambiente. Se avistar algum suspeito nos arredores ou dentro da agência, desista e avise a polícia militar através do 190.
6º – Caso seja surpreendido pelo criminoso, não reaja. Entregue o dinheiro, entre em contato com a PM e dirija-se à delegacia mais próxima para registrar um boletim de ocorrência.

0 comentários: