quarta-feira, 13 de março de 2013

Igreja Católica tem um novo Papa

c6f4a79766db523c0f6edb224a9c74e0.jpg
A fumaça branca indica que o novo papa foi escolhido
Foto: AFP

A fumaça branca na chaminé da Capela Sistina, no Pátio São Pedro, e o toque dos sinos anunciaram na tarde desta quarta-feira (13) que a Igreja Católica tem um novo Papa. O anúncio foi feito, aproximadamente, às 15h05 (horário de Brasília). O novo pontífice será o sucessor  266º do trono de Pedro. O consenso entre os cardeais veio apenas na quinta votação do Conclave, que começou ontem.

Em instantes, o nome do escolhido pelos votos dos cardeais deverá ser anunciado para os fiéis que estão na Praça São Pedro e também para o mundo inteiro. O nome do novo papa poderá ser uma forma latinizada de seu nome de batismo, o nome de um predecessor ou o de um santo.

O protodiácono, o cardeal francês Jean-Louis Tauran, fará o anúncio oficial "habemus papam" e o novo papa aparecerá no balcão da Basílica de São Pedro.

Após a contagem dos votos, o eleito teve que responder a duas perguntas: "Aceita sua eleição como Sumo Pontífice?" e "como quer ser chamado?". Após isso, ele é parabenizado pelos cardeais e dirigirá para a Sala das Lágrimas, onde o esperam três hábitos papais, de tamanhos pequeno, médio e grande, para se vestir.

Depois de todo esse ritual, o novo papa irá fazer o seu primeiro pronunciamento público e dará a sua primeira bênção "Urbi et Orbi" que quer dizer "para a cidade e para o mundo".

NE 10

0 comentários: