quarta-feira, 29 de maio de 2013

UFPE entre as melhores da América Latina

Das 50 melhores universidades da América Latina, a Federal de Pernambuco (UFPE) é a única representante do Estado e ocupa a 43º posição no ranking britânico da QS University (Quacquarelli Symonds). De 2012 para 2013, a instituição caiu quatro posições. Em primeiro lugar ficou a Universidade de São Paulo (USP) com nota máxima. A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) também entrou na lista, no número 201.

Para chegar ao resultado, o grupo britânico avaliou sete indicadores, entre eles: produção docente, mercado de trabalho para o aluno formado, citações por trabalho e professores com doutorado. No total, 300 instituições foram avaliadas, sendo 81 brasileiras, 50 mexicanas, 42 colombianas, 30 chilenas, 30 argentinas, 17 peruanas, nove equatorianas, oito venezuelanas, cinco cubanas, quatro uruguaias, quatro costa-riquenhas, três paraguaias, cinco panamenhas, três da Guatemala, três da República Dominicana, duas de El Salvador, duas de Porto Rico e uma de Honduras.

Na opinião do vice-reitor da UFPE, Sílvio Romero Marques, a colocação da universidade confirma a posição hegemônica que a unidade ocupa na região Nordeste. “Estamos poucos pontos atrás de algumas das universidades mais importantes do País e à frente de instituições conceituadas, como a Universidade Federal do Rio Grande do Sul”, pontua. Para ele, a avaliação organizada pelo grupo britânico é altamente confiável. “Estamos nos reportando a ela para acompanhar nosso trabalho.”

Segundo o chefe do departamento de pesquisa da QS, Ben Sowter, as universidades latino-americanas apresentam um baixo desempenho em nível global. “Apesar de o Brasil ser líder regional, em um contexto global, apenas 12 universidades foram classificadas entre as Top 700 do QS World University Rankings 2012”, explica. Entre os países do BRIC (bloco emergente), isso significa um desempenho inferior ao da China, com 23 universidades, e da Rússia, com 14, mas é melhor que o da Índia, com 11.

Jornal do Commercio

0 comentários: