sexta-feira, 31 de maio de 2013

Dez mil domésticas foram demitidas no Grande Recife

Dois meses após a aprovação da Lei das Domésticas, cresceu o número de demissões de empregadas, sobretudo em Pernambuco. A Região Metropolitana do Recife foi o lugar do Brasil que mais demitiu trabalhadores domésticos no mês passado, segundo o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). O órgão pesquisou os índices de ocupação e desemprego em sete regiões metropolitanas do País. No Grande Recife, foram registradas dez mil demissões de trabalhadores formais e informais somente em abril.

O principal motivo das dispensas foi o aumento dos custos com horas extras, adicional noturno e outros encargos estabelecidos pela nova legislação. Para conseguir ficar sem babás, cuidadoras, faxineiras e cozinheiras, muitas famílias precisaram mudar a rotina e tiveram que assumir atividades antes desempenhadas pelas profissionais.
Em algumas casas, a opção foi contratar apenas diaristas. Outra alternativa encontrada por pais foi matricular os filhos cada vez mais cedo no colégio e deixá-los em horário integral. Alguns hoteizinhos do Recife já notam o aumento na procura. 

DAREDAÇAOCOMAImagem: TV Jornal

0 comentários: