A gripe H1N1 e a gripe comum são os dois tipos da doença, como explica a infectologista Germana Fernanda de Souza Guimarães. “A gripe comum consiste de sintomas como febre, dor de cabeça, dor no corpo, e a gripe A (H1N1) tem uma febre persistente, por mais dias”, descreve.
No entanto, para que nenhum dos tipos atinja as pessoas, a especialista sugere alguns meios de prevenção. “A vacinação é uma medida de prevenção, mas há também as medidas domiciliares, como a lavagem das mãos e, quando tossir ou espirrar, proteger a boca para que não haja a disseminação de partículas virais”, ressalta Germana.
Outro alerta é quanto à automedicação. Um exemplo comum é o uso do medicamento Tamiflu para prevenir a gripe H1N1. Conforme especialistas, ele só deve ser usado quando a pessoa já está infectada pelo vírus.
“O médico vai avaliar os sintomas e ver se é uma gripe comum ou se tem chances de ser H1N1. Constatando que pode ser H1N1,a indicação do Ministério da Saúde é que entre com o Tamiflu no máximo dentro de 24 horas”, explica a diretora do Conselho Regional de Farmácia Nádia Alvim.
Do iFronteira
0 comentários:
Postar um comentário