sábado, 29 de dezembro de 2012

Por que Deus oferece aos humanos a dádiva da vida eterna


A Bíblia diz que Deus nos dá a oportunidade de obter a “vida eterna”. (João 6:40) Mas o que o motiva a fazer isso? É simplesmente uma questão de justiça?
A justiça envolve tratar as pessoas de acordo com o que é justo e correto. Será que nós realmente merecemos a vida? Não. A Bíblia diz: “Não há nenhum homem justo na terra, que continue fazendo o bem e que não peque.” (Eclesiastes 7:20) O pecado leva a uma penalidade. Deus avisou o primeiro homem, Adão, que no dia em que ele pecasse com certeza morreria. (Gênesis 2:17) Mais tarde, o apóstolo Paulo escreveu sob inspiração: “O salário pago pelo pecado é a morte.” (Romanos 6:23) Então, se a justiça exige que todos os descendentes de Adão morram, por que Deus oferece a oportunidade de vida eterna?
A oferta de vida eterna é uma “dádiva gratuita”. É uma expressão da grandeza e do alcance do amor de Deus e de sua benignidade imerecida. A Bíblia diz: “Todos pecaram e não atingem a glória de Deus, e é como dádiva gratuita que estão sendo declarados justos pela benignidade imerecida dele, por intermédio do livramento pelo resgate pago por Cristo Jesus.” — Romanos 3:23, 24.
Apesar de todos nós merecermos a morte, Deus decidiu dar vida eterna aos que o amam. Será que isso é injusto? A Bíblia diz: “Que diremos, então? Há injustiça da parte de Deus? Que isso nunca se torne tal! Porque ele diz a Moisés: ‘Terei misericórdia de quem quer que eu tiver misericórdia, e mostrarei compaixão para com quem quer que eu mostrar compaixão.’ . . . Quem realmente és tu, então, . . . para redarguires a Deus?” — Romanos 9:14-20.
Em algumas regiões do mundo, uma autoridade governamental ou um juiz pode conceder um indulto, ou perdão, a um criminoso que está cumprindo uma longa pena. Se a pessoa aceitar as medidas corretivas e evidenciar mudanças em sua atitude e comportamento, o juiz ou presidente talvez decida perdoá-la por diminuir sua sentença ou cancelá-la por completo. Essa ação pode ser uma expressão de benignidade imerecida.
De maneira similar, Jeová pode decidir não exigir de todos os pecadores a punição que eles merecem. Em vez disso, motivado por amor, ele pode dar vida eterna aos que o amam e que se harmonizam com seus padrões. A Bíblia diz: “Deus não é parcial, mas, em cada nação, o homem que o teme e que faz a justiça lhe é aceitável.” — Atos 10:34, 35.
O maior ato de amor de Jeová em nosso benefício foi enviar seu Filho para sofrer e morrer por nós. Jesus disse sobre seu Pai: “Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho unigênito, a fim de que todo aquele que nele exercer fé não seja destruído, mas tenha vida eterna.” — João 3:16.
Todos os que passam a amar a Jeová e fazer sua vontade são aceitáveis a Deus, não importa sua formação. Portanto, a esperança de vida eterna é acima de tudo uma expressão de benignidade imerecida, um ato de amor superlativo da parte de Deus.

0 comentários: