sábado, 29 de dezembro de 2012

Gostaria de saber como que começaram a contar os anos de antes e depois de Cristo.


Todas as citações hodiernas que envolvem datas são influenciadas pela evento do nascimento de Cristo. Por isso, normalmente, dizemos 200 depois de Cristo (d.C.) para falar do ano 200 após o nascimento de Jesus ou também 100 antes de Cristo (a.C.), quando queremos citar um evento acontecido 100 anos antes do nascimento de Jesus. O mundo científico, que procura ser diplomaticamente correto, prefere usar a sigla inglesa CE, que abrevia “Common Era” ou “Christian Era” ou ainda “Current Era”. Para os anos antes de cristo, com essa terminologia, usa-se BCE, onde “B” abrevia “before” (antes). Às vezes, de forma mais rara, encontramos também a abreviação AD (Anno Domini), “ano do Senhor”.

Esse modo de marcar os anos a partir do nascimento de Cristo começou a ser praticado no século V, graças ao monge Dionísio o Pequeno. Até essa data, o ponto de referência para a história era o ano da fundação de Roma, em 753 antes de Cristo. Basicamente, quando Jesus nasceu era o ano 753 da fundação de Roma. Esse resultado foi aquele alcançado pelos cálculos do monge Dionísio. O ano 753 da fundação de Roma foi então definido como ano 1. O ano anterior foi definido como ano 1 antes de Cristo (não existe o ano 0!).

Hoje em dia sabemos que os cálculos de Dionísio não foram exatos. Sabemos que Herodes, que tentou matar Jesus depois que recebeu a visita dos Reis Magos e fez com que a Sagrada Família fugisse para o Egito, morreu no ano 749 da fundação de Roma, ou seja, 4 anos antes do ano 1, aquele calculado como o ano nascimento de Cristo. Todavia Herodes não pode ter morrido antes de Cristo. Por isso, apesar de ser quase incrível, é bastante segura a tese segunda a qual Jesus teria nascido cerca de 5 anos antes do ano 1, ou seja Jesus nasceu no ano 5 antes de Cristo.

0 comentários: