terça-feira, 12 de março de 2013

Conclave no Vaticano começa com escândalo da sauna gay


No dia em que começa o conclave para a escolha do novo papa, jornais internacionais repercutem mais um escândalo envolvendo a Igreja Católica. O britânico ‘Independent’ informou na segunda-feira que o Vaticano teria investido 23 milhões de libras (R$ 58 milhões) em apartamentos de um edifício em Roma, no qual funciona a maior sauna gay da Europa. O investimento foi feito em 2008, após a Igreja ter recebido benefícios fiscais durante o governo do então premiê italiano, Silvio Berlusconi.
Dezoito dos 115 cardeais que participam hoje do conclave residem no edifício. Um deles é o conservador Ivan Dias, chefe da Congregação para Evangelização dos Povos, de 76 anos, que vive no mesmo andar onde funciona a sauna. Uma de suas crenças é de que gays e lésbicas podem ser curados de suas “tendências não naturais através do sacramento da penitência”.A denúncia acontece em meio a especulações sobre a renúncia de Bento 16 devido à presença de cardeais homossexuais dentro do Vaticano.
Jornal britânico Independent afirma que Vaticano investiu R$ 58 milhões em apartamentos de um edifício em Roma que abriga a maior sauna gay da Europa; dezoito dos 115 cardeais, que já estão reunidos para a escolha do sucessor de Bento 16, residem no prédio; denúncia acontece em meio a especulações sobre a renúncia do teólogo alemão pela suposta descoberta de purpurados homossexuais; votação para novo papa está marcada para as 13h de Brasília, mas cardeais participam de um ritual rigoroso, que inclui missa, juramento e uma pequena procissão a pé, desde as 6h.
DA REDÇAO COM O G1 PERNAMBUCO

0 comentários: