sexta-feira, 1 de março de 2013

Lula reafirma Dilma Rousseff como candidata à presidência em 2014

5e5f05835e7e724cd519a44a69d13198.jpg
Lula ao lado de Rui Falcão, presidente do PT Nacional, durante Seminário de 10 anos do PT na presidência do país, em Fortaleza.
Foto: PT Ceará/divulgação
"Não importa o que aconteça daqui para 2014, mas quero deixar claro de que a Dilma será candidata a reeleição pelo Partido dos Trabalhadores". Foi assim que Luiz inácio Lula da Silva finalizou o discurso de mais de 40 minutos no Seminário "O Decênio que Mudou o Brasil", em comemoração aos 10 anos do PT à frente da presidência, acontecido na noite desta quinta-feira (28). O evento foi em Fortaleza, no Ceará.

Compareceram as principais autoridades do PT nacional e de partidos aliados, tanto no governo federal com no estaduall. Lula discursou sobre as principais mudanças conquistadas nos últimos 10 anos no poder. Antes dele, a ministra do Desenvolvimento Social e Combate a Fome, Tereza Campello, apresentou números destacando as mudanças realizadas no governo do PT.

"Se eu fosse falar aqui de todas as mudanças que geramos no país, poderia passar um dia inteiro, mas devo apresentar apenas quatro destaques, que eu considero importante", afirmou a ministra.

De acordo com a apresentação, a ministra elencou o aumento na geração de emprego (19 milhões nos últimos 10 anos), aumento sistemático do salário mínimo (crescimento de 72% no mesmo período), Fortalecimento da agricultura familiar e expansão dos programas de transferência de renda.

RECADOS - O ex-presidente não deu declarações diretamente à imprensa, mas ao longo do discurso, fez-se claro na intenção de deixar recados à oposição e até mesmo colegas de partido. "Muitos reclamam dizendo que o PT não fez nada, muitos até mesmo do nosso próprio partido. Outros já dizem e apontam outras falhas. Mas eu pergunto a vocês que criticam o PT, imaginem o que seria do nosso país sem ele?", afirmou.

Sobre corrupção, Lula disse que "Todos nós somos seres humanos e por isso cometemos erros, mas que quem comete tem que pagar". E completou de forma energética  "Nós não vamos permitir que eles joguem em cima de nós a peste que eles carregaram por todo o governo deles".

ENCONTRO POLÍTICO
- O seminário também serviu como um encontro político. Estiveram presentes os principais representantes dos partidos aliados principalmente no Ceará. Entre eles o Partido da República (PR), que no estado tem como presidente o ex-governador Lúcio Alcantara; o PC do B, aliado antigo do PT, entre outros.

Também participaram do encontro o PSB e o PMDB, as duas legendas coligadas, que em Fortaleza, se uniram e apresentaram o candidato próprio a prefeito na última eleição, rompendo a aliança de quase oito anos entre PT e PSB em Fortaleza. Representando os partidos, estiveram presentes Cid Gomes, governador do Ceará e o prefeito de Fortaleza, Roberto Claudio, que derrotou o candidato apoiado pelo PT nas eleições do ano passado, Elmano de Freitas, que tinha como madrinha Luizianne Lins.

Ao serem chamados para formarem a bancada inicial do seminário, tanto Cid Gomes como Roberto Cláudio foram bastante vaiados pelos militantes do PT presentes, que chegaram a cantar "Partido, Partido é dos Trabalhadores", ao qual Luizianne Lins, que também era membro da mesa, ajudou a reforçar enquanto acenava com o braço.

Em seu discurso, Cid Gomes disse que o PSB sempre foi um aliado do PT no Ceará. "Sempre estive ao lado de Lula em todos os momentos de sua eleição e reeleição. Tanto nos momentos bons como nos difíceis e por isso acredito que uma dessas velinhas da comemoração de hoje, acredito que seja também minha", afirmou. Durante a sua fala, Lula conconrdava a todo momento com acenos de cabeça.

A troca de farpas veio mesmo antes do início do seminário. Luizianne Lins fez declarações logo na chegada sobre ataques contra a sua gestão vindas da atual gestão do PSB no município. "Quanto as acusações sobre atraso de pagamentos e outros assuntos mais, só vou responder depois do seminário e da reunião do diretório nacional [que acontece em Fortaleza nesta sexta-feira (1º) e sábado (2)]. 

Mas reafirmo o que eu disse antes, que quando a pessoa não sabe fazer, ela tem que culpar os outros. E o que está acontecendo é isso". E completou: "O que eu não vou fazer é deixar de me defender dos ataques que estou sofrendo, seja de quem for. Disso eu não abro mão, porque tem muita gente que tem que lavar a boca com sabão 10 vezes antes de falar de mim ou do PT".

Luizianne ainda comentou que "O meu maior erro foi ter confiado neles". Quando questionada sobre quem ela estava falando, apenas soltou um "Vocês sabem de quem eu estou falando", referindo-se possivelmente a Cid Gomes.

O governador do Estado preferiu não responder as declarações de Luizianne. Saiu logo depois que foi encerrado o momento político, antes do seminário ter início.


Leonardo Heffer
Do NE10/Ceará

0 comentários: