Dia 23 de fevereiro acontece a entrega oficial das cisternas de 16 mil litros do Programa Água para Todos, no Sítio Cruz, em Garanhuns. O evento terá início na Igreja Nossa Senhora de Guadalupe e será continuado no Clube de Esportes do Sítio Cruz com uma grande festa com a comunidade. Estarão presentes no evento parceiros da Diocese de Pesqueira, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Garanhuns, representantes do Conselho de Desenvolvimento Rural e Sustentável, Associações de Trabalhadores Rurais e Comissões Municipais, bem como toda a comunidade do Sítio Cruz. A Diocese de Pesqueira através da Cáritas Diocesana de Pesqueira em parceria com a Fundação Banco do Brasil - FBB atua na construção de cisternas de placa e é a primeira instituição a utilizar o termo tecnologia social, que significa que a implementação é construída com a participação da comunidade local, gerando trabalho e renda e fortalecendo o comércio local, além de contribuir com a mobilização das comunidades, promovendo o desenvolvimento comunitário.
No evento serão inauguradas 240 cisternas nas comunidades de Cruz, Oiteiro, Mimozinho, Morcego e Caxingó. A totalidade do número de cisternas para a comunidade já está 90% da fase de conclusão. As cisterna a serem inauguradas são a de capacidade para 16 mil litros, chamada primeira água, que serve para consumo humano, e tem a possibilidade de suprir água para beber e cozinhar para uma família por até oito meses no período de estiagem. O Programa Água para Todos, que integra o Plano Brasil Sem Miséria, foi concebido pelo Governo Federal a partir da necessidade de se universalizar o acesso e uso de água para populações carentes, residentes em comunidades rurais não atendidas por este serviço público essencial, atendidas por sistemas de abastecimento deficitários ou, ainda, que recebam abastecimento difuso.
O projeto tem como objetivo garantir o amplo acesso à água para as populações rurais dispersas e em situação de extrema pobreza, seja para o consumo próprio ou para a produção de alimentos e a criação de animais, possibilitando a geração de excedentes comercializáveis para a ampliação da renda familiar dos produtores rurais.
DA REDAÇAO COM ADRIANA LEAL
0 comentários:
Postar um comentário