quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Prefeitura E Sismupe Negociam Acordo Para Pagamento Dos Salários De Dezembro

 A prefeitura de Pesqueira propôs o pagamento parcelado dos salários dos servidores municipais referente ao mês de dezembro, remanescente da gestão anterior. A proposta foi apresentada durante assembléia extraordinária do Sindicato dos Servidores Públicos Municipal (SISMUPE), realizada na manhã desta segunda-feira (14 de janeiro), entre representantes da prefeitura e líderes sindicais, no auditório do Rosa Centro Comercial.De acordo com a presidente do SISMUPE, Rustênia Soares, a proposição foi delineada pelo titular da Secretaria de Finanças, Rostan Falcão, e acatada pela entidade classista, que levou para apreciação das categorias de trabalhadores. Em assembleia, no mesmo dia, os servidores aceitaram a proposta desde que houvesse uma garantia real do pagamento do mês de dezembro e que o mês de janeiro seja pago até o dia 3o. “A equipe da atual gestão nos deu essa garantia”, destacou Rustênia.
Pelo que ficou estabelecido na mesa de negociação, o mês de dezembro será pago em três parcelas. As parcelas serão quitadas a partir de fevereiro até abril deste ano. Já os salários do mês de janeiro seriam pagos integralmente no próximo dia 3o. “Com isto nós queremos restabelecer a normalidade e proporcionar segurança ao servidor, de modo que garantimos que o salário de dezembro será pago”, disse a presidente, alegando que entendeu as explicações do Executivo. “A garantia é a palavra deles para os 153 servidores que estavam presentes e para a diretoria do sindicato”, destacou.Durante o diálogo, foi acenada a possibilidade de liberação das férias de todos os servidores da Educação Municipal ainda este mês. Para o pagamento do mês de dezembro, segundo a presidente do SISMUPE, será emitida uma tabela pela Secretaria de Finanças esta semana, contendo as datas específicas do pagamento dos atrasados. O Executivo se comprometeu, ainda, a quitar os débitos deixados através dos empréstimos consignados aos bancos referentes ao mês de dezembro.
A maioria os sindicalistas festejaram a atitude do prefeito Evandro Chacon em dialogar com as categorias. “Isso não existia na administração passada e, com este gesto, o prefeito Evandro, apenas em poucos dias de administração, cumpre o compromisso assumido de que seu governo seria um canal aberto com a sociedade”, destacou a presidente do SISMUPE. Segundo informações dos próprios servidores, a gestão passada priorizou o pagamento de fornecedores ao invés dos salários dos funcionários públicos. E este descalabro causou-lhes um dano enorme. A ex-prefeita, segundo o sindicato, teria depositado um cheque na Caixa Econômica Federal, no dia 31 de dezembro, para o pagamento de parte da folha dos funcionários, mas os recursos “eram provenientes de um convênio entre prefeitura e o Governo Federal, e que não poderiam ser usados no pagamento da folha”.A presidente do SISMUPE informou ainda que “sentiu que o novo governo está disposto a negociar” sobre a aplicação do Plano de Cargos e Carreiras, benefício que o servidor público municipal só viu no papel até o momento.
 DA REDAÇAO  COM O JORNALISTA FLAVIO JARDIM

0 comentários: