No início do ano de 2000, a Fifa organizou pela primeira vez o Campeonato Mundial de Clubes, competição que reúne os clubes campeões dos grandes torneios continentais do planeta bola, no Brasil. Apesar da tradição da Copa Intercontinental desde os anos 60, em que o campeão da Libertadores da América e o campeão da Champions League se enfrentavam, a entidade máxima do futebol mundial nunca havia organizado oficialmente o torneio.
Os participantes da edição pioneira da competição foram:
- Manchester United, da Inglaterra – campeão da Champions League 1998/1999;
- Real Madrid, da Espanha – campeão da Copa Intercontinental 1998;
- Vasco da Gama – campeão da Libertadores 1998;
- Necaxa, do México – campeão da Liga dos Campeões da Concacaf 1999;
- Al-Nassr, da Arábia Saudita – campeão da Supercopa da Ásia 1998;
- Raja Casablanca, do Marrocos – campeão da Liga dos Campeões da África 1999;
- South Melbourne – campeão da Copa de Clubes da Oceania 1999;
- Corinthians – campeão brasileiro de 1998 e 1999.
Apesar de haver controvérsias sobre o título mundial corintiano (o clube ainda não havia vencido a Copa Libertadores, mas foi convidada para participar do torneio por ser uma equipe do país-sede), a equipe alvinegra acabou derrotando o Vasco, na disputa de pênaltis. OFOXSports.com.br resgatou a memória da campanha corintiana e falou sobre as partidas do Timão na competição.
Divididos em dois grupos de quatro times, o Corinthians ficou na chave A (com todos os jogos disputados no Morumbi), junto de Real Madrid, Al-Nassr e Raja Casablanca. O grupo B (com todos os jogos disputados no Maracanã) foi composto por Vasco da Gama, Manchester United, Necaxa e South Melbourne. Em jogo único entre as equipes, os primeiros colocados dos grupos se enfrentariam em uma grande final, enquanto os segundos colocados fariam a disputa pela terceira colocação.
Veja a história e a ficha do jogo: Corinthians 2 x 0 Raja Casablanca - Com vitória tranquila em um jogo recheado de polêmicas da equipe paulista, o Timão estreou no Mundial de Clubes no dia 5 de janeiro de 2000. Luizão e Fábio Luciano foram os autores dos gols.
Veja a história e a ficha do jogo: Real Madrid 2 x 2 Corinthians - Com dois tentos cada, Edílson “Capetinha” e o francês Nicolas Anelka foram os protagonistas do empate em um dos maiores jogos da primeira fase da competição – destaque para o golaço do atacante do Timão, que aplicou uma caneta no defensor Christian Karembeu.
Veja a história e a ficha do jogo: Al-Nassr 0 x 2 Corinthians - Precisando vencer por pelo menos dois gols de diferença para avançar à final, o Corinthians fez sua parte e bateu o time árabe com gols de Ricardinho e Freddy Rincón.
0 comentários:
Postar um comentário