sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Nota Explicativa Sobre Casos de Leishmaniose Tegumentar Americana em área indígena de Pesqueira




Venho através desse, esclarecer alguns pontos sobre Leishmaniose de forma geral no município de Pesqueira, agreste de Pernambuco. No segundo semestre de dois mil e doze houve um aumento de casos de L.T.A. no município, atualmente tendo quinze casos confirmados, sendo que desses dois já receberam alta por cura, dois já encerraram o tratamento medicamentoso e aguardam nova avaliação do médico que os acompanha para constatar a cura, um segue em tratamento medicamentoso, e os outros dez pacientes que tiveram resultados positivos mais recentes, aguardam avaliação renal e cardiológica para dar inicio ao tratamento medicamentoso, esse é realizado com Glucantime, de forma gratuita fornecido pelo SUS.

Devido ao aumento de casos, há uma ação de controle ambiental para evitar a proliferação do flebótomo (mosquito que transmite a Leishmaniose), esta sendo realizada em parceria da Secretaria Estadual de Saúde, IV Gerencia Regional de Saúde, e Secretaria Municipal de Saúde. As medidas tomadas são: mapeamento das regiões com casos positivos, preparação de armadilha para confirmar se há flebótomo na área, borrifação das casas que houverem flebótomos e mais um raio de quinhentos metros destas, além de educação em saúde e sensibilização da população.

Está sendo realizado nos animais das localidades a coleta de sangue para a sorologia  de Leishmaniose, o sacrifício de cães só é feito se houver positividade nos resultados. A situação segue sobre controle, e as medidas tomadas são curativas para os pacientes com diagnóstico confirmado, e de prevenção quanto ao aparecimento de novos casos.

Joicy Anne de Vasconcelos.
Coordenadora da Vigilância Epidemiológica SMS – Pesqueira.

0 comentários: