segunda-feira, 8 de abril de 2013

PROGRAMA COOPERJOVEM AQUI EM PESQUEIRA

Dr.Malaquias Ancelmo
O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Pernambuco (Sescoop/PE), entidade do sistema “S”, fomenta o cooperativismo no Estado, no âmbito do monitoramento, capacitação e promoção social. É nessa última área que o Cooperjovem, programa nacional implantado em Pernambuco, em 2004, congrega atividades em escolas públicas contando com a parceria de cooperativas e das secretarias de Educação dos municípios envolvidos.

Assim, são realizadas oficinas para qualificar os professores a trabalharem o cooperativismo, de forma transversal, inserindo nas atividades realizadas em sala de aula menções à prática da cooperação.  Esses docentes recebem material didático específico e orientações por parte dos coordenadores do Programa no município, de forma a desenvolverem as atividades de forma integrada.  A capacitação dos professores é periódica e as escolas contam com o suporte de visitas técnicas e também da atuação do Comitê Gestor, que avalia o desempenho do Programa no Estado e propõe melhorias.

O material didático, que inclui o livro Sementes da Cooperação, além de revistas em quadrinhos específicas do Programa, é utilizado pelos professores como base para o desenvolvimento de novas ideias. Complementa esse material, o livro Cooperativismo: Transversalidade no Currículo Escolar, lançado pelo Sescoop/PE, em 2010, que reúne metodologias de trabalho desenvolvidas por uma das professoras do Programa, Eliana Nogueira. Esse documento reúne também o registro verificado em um conjunto de oficinas do Cooperjovem, em que foram postas em prática as referidas metodologias.

Os projetos desenvolvidos pelas escolas incluem feiras escolares, festas específicas, realização de gincanas cooperativas, promoção de oficinas, participação nos concursos promovidos pela unidade nacional do Sescoop para estudantes e professores, além de inserção na rotina dos alunos de atividades que contribuem para a preservação, limpeza e organização do ambiente escolar.

Os reflexos desse trabalho beneficiam toda a comunidade escolar quando se percebem avanços no trabalho conjunto, na melhoria do ambiente e das relações entre os estudantes, que se tornam mais cooperativos. Fora da escola, a influência nocontexto em que a instituição está inserida traz resultados positivos, haja vista o envolvimento das famílias dos alunos com as práticas de cooperação difundidas.

 O trabalho desenvolvido põe em prática dois importantes princípios que norteiam a atuação do segmento cooperativista: a educação e a informação (5º princípio do cooperativismo), por meio da qualificação dos professores multiplicadores; e o interesse pela comunidade (7º princípio do cooperativismo), com a realização de ações sociais voltadas à melhoria das comunidades nas quais as escolas estão inseridas.

Atualmente, o Programa Cooperjovem conta com escolas parceiras dos municípios de Afogados de Ingazeira, Ingazeira, Jatobá, São José do Egito, Pesqueira e Santa Cruz do Capibaribe. O trabalho abrange mais de 400  professores e beneficia mais de 12.000* alunos no Estado de Pernambuco.

COOPERJOVEM EM PESQUEIRA

O município de Pesqueira ampliou número de escolas parceiras do Cooperjovem, implantando o Programa, este ano, em mais três escolas, sendo uma na área urbana e duas na zona rural. A secretaria de Educação do município, inclusive, criou uma sala dentro das dependências do órgão para receber os professores interessados em conhecer mais sobre o Cooperjovem.

Um dos destaques do município acontece no âmbito do incentivo à leitura e à produção escrita. Não é  à toa, serviu de base para a realização das Oficinas de Leitura, promovida este ano, pelo Sescoop/PE, direcionadas a professores de todos os municípios envolvidos. Este trabalho, que teve à frente a professora Lucélia Neves, é destaque nas produções textuais dos alunos, sempre classificados nos concursos de redação do Sescoop em nível nacional, inclusive conquistando dois primeiros lugares ao longo das cinco edições do prêmio. Duas cooperativas são parceiras do município, a Comaspe, do Ramo Produção, e a Cootec, do Ramo Agropecuário.

Dia 08/04 - Manhã - Reunião em Pesqueira - 9hs
Local:Secretaria de Educação do Município de Pesqueira
Reunião será com a secretária de educação do município Maria José dos Santos

Da Redação com Soraya Santos

0 comentários: