Muito se pergunta a potencialidade humana, onde a criatividade pode chegar.
Se os humanos realmente são dotados de uma capacidade infinita, capazes de criar, criar, criar....
Aperfeiçoar. Mas, essa mesma capacidade, infinita para alguns cientistas, traduz-se no meio em que vivemos.
Se estimulados a produzir, com responsabilidade, a mente humana, traz sempre avanços bons.
Foi assim com Isaac Newton e sua formula da Gravidade.
Leonardo Da Vince com seus quadros geniais, Alexander Graham Bell com a lâmpada, Buda e o Dallai Lama com pensamentos de paz e muitos outros que produziram para humanidade.
Entretanto, quando estimulado negativamente, a mente humana entra em um circulo perigoso, destrutivo, egoísta que produz, ou nos casos mais drásticos, TRAGEDIAS.
Desde o Holocausto de índios, judeus, negros e ciganos, as grandes guerras mundiais, a criação da bomba atômica para fins bélicos, aos recentes ataques terroristas, escândalos políticos que mudam o curso natural da historia, tudo isso, foi fruto do meio, e vai continuar sendo se não for mudado.
O que justifica atacar, projetar, planejar, executar o mal?
A religião, ideologias, formação individual chamada pelos psicólogos de SUPER-EGO, ou PSIQUE?
Ou a interferência do meio sobre os que assim agem?
Nesse ultimo caso, das bombas na cidade de Boston (USA) ainda investigado pela policia americana, um dos suspeitos, não tinha convivência social, e por isso, era refém do seu mundo solitário.
A mente humana sem duvidas e uma máquina que pouco se conhece. Os frutos dessa máquina podem trazer respostas aos atos praticados em determinados casos.
Atos positivos, atos negativos. Tentar pensar em uma alternativa para que as mentes pensem positivamente e tragam evoluções para a sociedade talvez seja o maior desafio da humanidade.
De certo, a formação pessoal do individuo pode, minorar a potencialidade negativa das respectivas mentes. Formação que vai do primeiro núcleo social, A FAMILIA, ate a formação profissional ou mesmo na pratica profissional.
Lapidar pessoas, uma missão difícil para educadores, pais, amigos, para o próprio lapidado, mas possível se visto como ÚNICA SAIDA para uma sociedade de Paz.
Caruaru/PE 22 de abril de 2013.
Alexandre Guedes dos Santos
Advogado e Sociólogo.
0 comentários:
Postar um comentário