terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Consumidor doméstico que gerar energia poderá ter abatimentos em conta de luz

Possibilidade está prevista em resolução da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). (Galeria de JP Corrêa Carvalho/ Creative Commons)  Brasília - A partir de hoje (17), o consumidor que também gerar energia e fornecer seu excedente às concessionárias poderá ter o valor da conta de luz reduzido. A possibilidade está prevista em resolução da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) segundo a qual residências ou empresas microgeradoras - com capacidade de até 100 quilowatts (kW) - ou minigeradoras - até 1 megawatt (MW) - terão direito a compensação na conta proporcional
A partir de agora, o consumidor que também gerar energia e fornecer seu excedente às concessionárias poderá ter o valor da conta de luz reduzido. A possibilidade está prevista em resolução da Agência Nacional de Energia Elétrica.
Esse é “um grande estímulo” e o “primeiro passo” para o avanço da energia solar no Brasil. Em todos os países onde a energia solar deslanchou, como Alemanha, Espanha e Japão, tudo começou com algum tipo de incentivo. No Brasil, há uma adaptação disso. Qualquer pessoa poderá gerar energia limpa em casa e economizar na conta de luz. A concessionária terá, no máximo, de 80 a 100 dias – após manifestação de interesse, pelo consumidor, em gerar energia – para viabilizar o negócio.


Itapuama FM

0 comentários: