sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Piloto passa mal e monomotor capota no Aeroclube do Pina

a7595508d387bae43b7589728aebb706.jpg
O piloto pode ter sofrido um Acidente Vascular Cerebral (AVC) durante o voo
Foto: Igo Bione/JC Imagem

Por volta das 11h desta sexta-feira (2), feriado de Finados, um monomotor capotou no Aeroclube de Pernambuco (Acpe), no Pina, Zona Sul do Recife, após o piloto do Rio Grande do Norte (RN) Paulo Afonso de Oliveira Lima, de 55 anos, passar mal e tentar fazer um pouso de emergência. A aeronave, que tocou o chão em alta velocidade e após um problema na roda dianteira acabou pilonando (termo usado para capotagem de aviões), chegou a sair da pista.

Após a queda, o piloto ficou desacordado e foi socorrido por equipes do Grupo de Táticas Aéreas de Polícia Militar (GTA-PM) e do Departamento de Operações Aéreas da Polícia Rodoviária Federal (DOA-PRF). O Corpo de Bombeiros também foi acionado e enviou uma viatura ao local. Ele vinha de Natal, capital RN, para participar do AirVenture 2012, evento aeronáutico do Norte/Nordeste, que começou nesta sexta (2) e segue até domingo (4).

De acordo com o investigador do Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa II), José Roberto Mendes, haverá apenas uma investigação sumária, sem dados técnicos, há que não houve vítimas fatais. "Como se trata de uma aeronave experimental, ela não passará por processo de investigação como aconteceria com as aeronaves certificadas. A responsabilidade da operação é do piloto ou do operador da aeronave. Faremos apenas uma investigação sumária apenas com dados estatísticos da aeronova, sem dados técnicos, já que felizmente não houve vítimas fatais nesse caso", complementou. 

O piloto viajava sozinho em uma ultraleve avançado RV-9 (considerado um modelo experimental). Segundo o presidente do Aeroclube, Francisco Rodrigues, o piloto não sofreu ferimentos externos. Ainda não há informações se ele sofreu de mal súbito antes ou durante o pouso. "Ele foi socorrido imediatamente. Só o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) pode avaliar se houve falha técnica na aeronave", explicou Francisco Rodrigues.

A segunda pessoa que chegou próximo ao monomotor após o acidente foi o também piloto recifense Adante Robson, que desligou toda a parte elétrica da aeronave. "Ele estava desacordado e tomei as primeiras providências para evitar uma explosão, desligando toda a parte elétrica".

De acordo com informações do Hospital da Restauração, para onde a vítima foi levada por um helicóptero da Polícia Federal. Paulo Afonso pode ter sofrido um Acidente Vascular Cerebral (AVC) durante o voo. Ainda segundo a unidade de saúde, o estado de saúde dele é grave. O piloto está em coma.

Cerca de mil pessoas estavam no local no momento do acidente. Devido ao acidente, parte da programação está suspensa.


Do NE10 
Com informações de Roberta Soares/ Do Jornal do Commercio

0 comentários: