PERNAMBUCO 281.689 feras devem fazer o Enem, devendo chegar aos locais de prova às 11h
Foto: Internet
|
Para 5,7 milhões de estudantes de todo o País, este final de semana será dedicado à realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), promovido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). Em Pernambuco, vão ser 281.689 feras, que devem ficar atentos ao horário: os portões abrem às 11h, já que o Estado não adota o horário de verão, e fecham às 12h, quando as provas já começam a ser entregues. Depois, os estudantes não podem mais entrar nos locais dos testes.
No sábado, primeiro dia do exame, os estudantes vão ter que responder ao total de 90 questões, sendo 45 de ciências humanas (história, geografia, sociologia e filosofia) e outras 45 de ciências da natureza (química, física e biologia). Já no domingo, além da redação, haverá 45 questões de matemática e 45 de linguagens, que abrange português, literatura e língua estrangeira.
O estudante deve ficar atendo à opção de língua estrangeira feita no momento da inscrição. Caso tenha dúvidas, no Cartão de Confirmação de Inscrição deve constar a escolha entre inglês ou espanhol, que não pode ser alterada no dia da prova.
A redação deverá ser desenvolvida a partir de um texto exposto na prova, de tema político, social ou cultural. Em no máximo 30 linhas, o estudante terá que produzir um texto próprio dissertativo-argumentativo, com cuidado para não fugir do tema, que pode resultar na eliminação do candidato. Também será punido o estudante que escrever menos de oito linhas ou expor ideias que vão de encontro aos direitos humanos. Para tirar outras dúvidas, leia o Guia do Participante do Enem 2012.
Para ter mais informações sobre a estrutura das provas, é importante que o estudante leia o edital do Enem, principalmente o item 8. Bem informado, o fera vai poder argumentar seus direitos com os fiscais e saber melhor como agir, caso haja algum problema.
Os portões serão abertos às 11h no horário local (12h em Brasília), sendo fechados às 12h para o início das provas. O ideal é estar no local de prova às 11h. A partir 14h, a saída dos feras que tiverem terminado já será permitida, mas somente às 16h o candidato poderá sair com o caderno de provas. No sábado, as provas serão recolhidas às 16h30 e, no domingo, quando será aplicada a redação, às 17h30.
Além do horário, o estudante também deve ficar atento ao que vai levar nos dois dias. É fundamental apresentar um documento oficial com foto e uma caneta de material transparente e tinta preta. O uso de equipamentos eletrônicos é proibido durante a prova, sendo recomendável também evitar entrar com relógio nos locais de prova. Leia o quadro abaixo.
ENEM |
Documentos necessários |
Documento original com foto, que pode ser: - Cateira de indentidade (RG) - Para extrangeiros, carteira de identidade expedida pelo Ministério das Relações Exteriores - Carteira de trabalho e previdência social - Certificado de reservista - Passaporte - Carteira de habilitação |
É recomendável que o participante também esteja com seu Cartão de Confirmação de Inscrição |
* Nos casos de perda dos documentos, o estudante deve apresentar um boletim de ocorrência com data de no máximo 90 dias antes da prova. |
Material para usar na hora da prova |
- Caneta esferográfica de material transparente de tinta preta, não sendo aceitas outras cores |
- É permitido usar lápis, borracha e lapiseira, mas eles devem ficar guardados na embalagem que será entregue aos participantes |
O que não pode ser feito na hora da prova |
- Se comunicar de qualquer forma com outros participantes |
- Utilizar qualquer dispositivo eletrônico |
- Deixar o local da prova antes de duas horas após o início da aplicação do exame |
GABARITO - As respostas das questões objetivas do Enem devem ser divulgadas no site do Inep até a próxima quarta-feira (7). Os resultados individuais vão poder ser vistos no dia 28 de dezembro, através da área restrita do candidato.
EM PERNAMBUCO - O Enem faz parte do processo seletivo de importantes universidades do Estado. Na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e na Universidade do Vale do São Francisco (Univasf), o exame é utilizado como única prova para disputar uma vaga.
Na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), o Enem equivale à primeira fase do vestibular. No Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), o exame é usado integralmente apenas para os cursos de segunda entrada. Através do Sisu (Sistema de Seleção Unificada), o estudante pernambucano pode disputar vagas em outras universidades do País. Ele também é uma forma de concorrer às bolsas do Prouni (Programa Universidade para Todos) e obter o certificado do ensino médio.
Luiza Freitas
Do NE10
0 comentários:
Postar um comentário