terça-feira, 13 de novembro de 2012

Em Pesqueira, índios são vítimas de surto de Leishmaniose


De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, essa é a primeira vez que a doença é registrada na aldeia. 19  casos de Leishmaniose foram registrados, em Pesqueira, no Agreste de Pernambuco. A doença foi diagnosticada em índios que vivem na aldeia dos Xucurus de Ororubá.
A maioria dos infectados é crianças. Em uma das casas, cinco estão doentes. Neste grupo, as feridas começaram a aparecer nas pernas, braços e até no rosto. Essas pessoas não sentiram dores, nem coceira. Por isso, no começo, a mãe não deu tanta importância ao problema.
“Eu achava que se tratava de uma ‘cabeça de prego, uma ferida”, disse a índica Irenice Celina da Silva.
De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, essa é a primeira vez que a doença é registrada na aldeia. “Já aconteceu em 2002, um caso da doença viceral. Porém, do tipo tergumentar, nunca ocorreu na região”, disse Nilson Monteiro, gerente de Vigilância em Saúde da IV Geres.
A Leishmaniose é uma doença canina que pode contagiar as pessoas por meio da picada de mosquitos contaminados. É por isso que todas as casas da área rural de Pesqueira estão sendo dedetizadas e os cachorros submetidos a exames. Até agora, só foram diagnosticados casos da Leishmaniose Tergumentar, mas existe a preocupação da presença de um outro tipo da doença: a viceral, que é o mais grave. Veja as fotos na nossa galeria de imagens.
http://pesqueiraemfo.blogspot.com.br/
assista o video desta materia.Acessando o link abaixo.
http://maisab.com.br/tvasabranca/blog/em-pesqueira-indios-sao-vitimas-de-surto-de-leishmaniose/
Da redaçao com materia do abtv 1º ediçao.

0 comentários: