COMO SURGIU O DIA DA MENTIRA?
Há muitas explicações para o 1º de Abril ter se transformado no dia das mentiras ou dia dos bobos. Uma delas diz que a brincadeira surgiu na França. Desde o começo do século XVI, o Ano Novo era festejado no dia 25 de março, data que marcava a chegada da primavera. As festas duravam uma semana e terminavam no dia 1 de abril.Em 1564, depois da adoção do calendário gregoriano, o rei Carlos IX de França determinou que o ano novo seria comemorado no dia 1º de Janeiro. Alguns franceses resistiram à mudança e continuaram a seguir o calendário antigo, pelo qual o ano iniciaria em 1º de abril.
Gozadores passaram então a ridicularizá-los, a enviar presentes esquisitos e convites para festas que não existiam. Essas brincadeiras ficaram conhecidas como plaisanteries.Em países de língua inglesa, o dia da mentira costuma ser conhecido como April Fool's Day, "Dia dos Tolos de Abril"; na Itália e na França ele é chamado respectivamente pesce d'aprile e poisson d'avril, literalmente "peixe de abril".Em Portugal, o dia 1 de Abril é conhecido como o Dia das Mentiras, no qual os amigos pregam partidas uns aos outros e até a comunicação social entra na brincadeira.
No Brasil, o primeiro de Abril começou a ser difundido em Minas Gerais, onde circulou "A Mentira", um periódico de vida efémera, lançado em 1º de abril de 1848, com a notícia do falecimento de Dom Pedro I, desmentida no dia seguinte. "A Mentira" saiu pela última vez em 14 de setembro de 1849, convocando todos os credores para um acerto de contas no dia 1º de abril do ano seguinte, dando como referência um local inexistente.
A mentira pode surgir por várias razões: receio das consequências; quando tememos que a verdade traga consequências negativas; insegurança ou baixa auto-estima, quando pretendemos fazer passar uma imagem de nós próprios melhor do que a que verdadeiramente acreditamos ter; por razões externas, quando o exterior nos pressiona ou por motivos de autoridade superior ou por co-acção; por ganhos e regalias, se mentir trás ganhos e vale a pena mentir já que ficamos em vantagem em relação aos que dizem a verdade; ou por razões patológicas. Na infância mentimos para nos isentarmos das culpas. Muitas vezes os adolescentes descobrem que a mentira pode ser aceita em certas ocasiões e até ilibá-los de responsabilidade e ajudar a sua aceitação pelos colegas.
O QUE DIZ A BÍBLIA SOBRE A MENTIRA?
"Algumas amizades não duram nada, mas um verdadeiro amigo é mais chegado que um irmão.” Provérbios 18:24
“E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará.” João 8.32Que Deus nos abençoe!
DA REDAÇAO COM

0 comentários:
Postar um comentário