A reitora Cláudia Sansil recebeu, no mês passado, dia 20, a visita do prefeito de Pesqueira, Evandro Maciel Chacon. O objetivo principal do encontro foi estreitar a parceria existente entre o IFPE e o Município.
Na reunião foram apresentados materiais institucionais sobre o Instituto e explicados alguns programas que o IFPE desenvolve na área de Extensão e Ensino, a exemplo do Pronatec, Mulheres Mil e cursos de Aperfeiçoamento da Rede Nacional de Formação Continuada (Renafor). “Colocamos toda a Instituição à disposição de Pesqueira para podermos crescer juntos a partir dessa frutífera parceria”, declarou Sansil.
Chacon destacou a alegria em saber que o Instituto deseja dar uma atenção especial à Pesqueira e afirmou que sempre foi um sonho seu ter uma instituição federal de ensino na cidade. “Posso dizer com muito orgulho que contribui para que o IFPE, ainda como antiga escola Técnica Federal, fosse implantado lá”, afirmou o prefeito.
De acordo com a reitora, o campus Pesqueira, que completa vinte anos de atividade em 2013, é um referencial na formação de professores. A unidade oferece curso de licenciatura em Matemática e Física, além do bacharelado em Enfermagem. O diretor-geral docampus, Mário Monteiro, também presente na reunião, complementou informando que em 2012 foram formadas duas turmas de docentes da Rede Pública Estadual através do Renafor e propôs a ideia de oferecer uma capacitação semelhante aos professores do ensino fundamental do Município.
Projetos - Monteiro ressaltou ainda o crescimento das ações extensionistas e como isso ajuda as comunidades, mas lamentou o fato docampus não poder ser ampliado para possibilitar o desenvolvimento de mais projetos. “As atividades de extensão com a comunidade cresceram muito e precisamos de mais espaço para crescer também”, destacou.
O prefeito se comprometeu a ajudar, sobretudo, em relação ao problema da falta de pavimentação no entorno do campus. Também afirmou que deseja transferir a unidade da Universidade aberta do Brasil (UaB), coordenada pela Diretoria de Educação a Distância (DEaD), para um local de fácil acesso e melhor infraestrutura. Além disso, pretende, juntamente com o Instituto, implantar projetos de valorização do turismo local e de desenvolvimento sustentável das comunidades, inclusive as indígenas. “Estamos imbuídos de trabalhar pelos excluídos e espero contar com vocês”, disse Chacon.
A reitora salientou a importância do ensino e a possibilidade de seu crescimento com essa parceria. “Podemos construir de forma participativa uma gestão humanista e também pedagógica”, destacou.
Da Redação com João Jardim

0 comentários:
Postar um comentário