quinta-feira, 4 de abril de 2013

ESCLARECIMENTOS DA SENHORA RUSTÊNIA SOBRE O DESVIO DE DINHEIRO PUBLICO OCORRIDO NO SISMUP

Enquanto presidente do SISMUP, na sua gestão atual, diplomada no dia 28 de dezembro de 2012, venho por meio deste esclarecer o desvio de dinheiro público ocorrido no cofre do sindicato. Quero informar aos servidores, associados ou não, que ao me tornar responsável por esta entidade, juntamente com os membros da Diretoria, iniciamos consultas aos extratos bancários desta Associação. Esta consulta tinha, inicialmente, o objetivo de conhecer a quantia em dinheiro pertencente ao SISMUP para que posteriormente fosse divulgado aos servidores, de modo que todos soubessem o valor que possuíamos para reverter em benefícios aos associados. O que inicialmente era apenas uma prestação de contas, tornou-se um escândalo que infelizmente comprometeu a imagem desta associação sindical.

Gostaria de informar a redação do Pesqueira em Foco, que o seu “informante”, se assim prefere chamá-lo, equivocou-se em alguns informações prestadas. Na verdade, identificaram-se saques irregulares iniciados no mês de agosto até dezembro de 2012, através de 20 cheques, preenchidos em valores diversos, que totalizaram R$ 49.800,00, caracterizando-se como desvio de dinheiro público.

O senhor Francisco Muniz, presidente do sindicado na época do desvio, confirmou que efetuou estes saques na Caixa Econômica Federal. É importante ressaltar que para que haja efetuação de saques para o SISMUP, faz-se necessária a assinatura do presidente e do tesoureiro. No entanto, o senhor Francisco também relatou que o tesoureiro da gestão anterior não assinou e não possuía conhecimento de nenhum destes cheques irregulares.

Acredito que caiba ao senhor Francisco Carlos Muniz, maiores esclarecimentos sobre as suas atitudes, no que se refere a assinaturas e destino dado ao dinheiro desviado.

Porém, como presidente atual do SISMUP, sinto-me na obrigação de informar as atitudes que o Sindicato realizou quanto ao fato. Quero tornar público que em nenhum momento negligenciamos esta situação, uma vez que foi a própria Diretoria, que após realizar reunião interna, decidiu expor o caso em Assembléia, composta por aproximadamente 150 servidores, para total conhecimento dos fatos.

Comparecemos a Delegacia de Polícia de Pesqueira para registrar um Boletim de Ocorrência, de número 13E0195000166, além de ofício enviado com a numeração 010/2013 no dia 23/01/2013, bem como procuramos a Caixa Econômica Federal desta cidade, pessoalmente e também através do
Ofício de número 009/2013 no dia 23/01/2013 para que fosse averiguada a irregularidade dos cheques, bem como a legitimidade das assinaturas. Além disso, a Acessoria Jurídica da entidade foi acionada e efetuou as condutas necessárias para o caso, de acordo com a Constituição Federal e a Legislação

vigente.

Desta forma, elucido que desde o momento em que tivemos conhecimento sobre o caso e sobre a gravidade dos fatos, o que era cabível ao SISMUP foi realizado através providências éticas, cabíveis e legais. Aguardamos as decisões que agora deverão ser tomadas pela DEPOL e pela Caixa.

O objetivo principal do SISMUP é a defesa dos interesses econômicos, profissionais, sociais e políticos dos seus associados, e por isto reconhece que o dinheiro da associação sindical é do servidor, e para o servidor, que trabalhou honestamente para contribuir com o crescimento da entidade e, em vista disso, estamos trabalhando para que todo o dinheiro seja devolvido e revertido em prol dos associados.

Por fim, exponho que trabalhando em um sindicato, exalto a relevância da democracia, e alegro-me em saber que temos uma sociedade cada vez mais provida de criticidade, conhecedora e reivindicadora dos seus direitos. No mais, o SISMUP disponibiliza-se a falar sobre assuntos relacionados ao sindicato e que sejam de interesse dos cidadãos pesqueirenses.

Rustênia Monteiro Soares

0 comentários: