segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Mais de 60 candidatos eliminados em dois dias de prova do Enem

Terminados os dois dias de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), 63 candidatos de vários estados do País foram eliminados por postarem imagens da prova nas redes sociais durante a realização do exame. Neste domingo (4), 26 estudantes foram retirados dos seus locais de prova e eliminados. No sábado (3) foram 37 alunos suspensos.

O Ministério da Educação monitorava as ações dos candidatos desde o sábado, já que, segundo o item 12.3 do edital do Enem, é proibido fazer as provas portando qualquer tipo de equipamento eletrônico. O edital menciona a proibição do uso de câmeras, calculadoras, celulares, gravadores e relógios.

Mesmo assim, a organização do exame distribuiu envelopes plásticos com lacre para serem depositados esse tipo de equipamento. Para evitar transtornos e fraude, o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), que organiza o Enem, permitiu apenas o uso de canetas de material transparente e tinta preta. 


TUMULTO - Desde o primeiro dia de provas, as redes sociais têm sido usadas para tumultuar a realização do Enem. Por volta das 9h do sábado (3), um usuário do Twitter criou a hashtag #Enem2012cancelado, que chegou a ocupar o quarto lugar dos assuntos mais comentados do microblog no mundo. O Ministério da Educação desmentiu o boato e acionou a Polícia Federal, que identificou a origem da mentira.

Do NE10 
com informações do Ministério da Educação

0 comentários: