sábado, 24 de novembro de 2012

HISTORIA SOBRE AS IGREJAS PENTECOSTAIS




O termo pentecostal deriva-se da palavra Pentecostes. Entre os judeus, era a segunda das três grandes festas anuais a que todo o povo devia comparecer. Era chamada de Pentecostes porque era observada no quinquagésimo dia depois do segundo dia da Páscoa.
A festa do Pentecostes era também conhecida como a festa das semanas, porque observava sete semanas depois da Páscoa, Dt 16: 9. Também se denominava festa das primícias, Êx 23: 16; Nm 28: 26.
Os grupos pentecostais têm apresentado grande crescimento no Brasil. São unânimes quanto às doutrinas cristãs básicas, tais como: pecado original, penas eternas, salvação pela fé, escatologia, santificação. Além disso, têm alguns traços característicos:
  • Ênfase à doutrina do batismo com o Espírito Santo.
  • Ensino de que os dons são para hoje e não apenas para a igreja do primeiro século, Mc 16: 17-18.
  • Aproveitamento do leigo na igreja.
  • Liturgia informal, com oportunidades para testemunhos, cânticos acompanhados por palmas.
  • Aceitação da escatologia dispensacionalista, segundo a qual a Igreja não passa pela Grande Tribulação e a vinda de Jesus será em duas fases distintas.
  • Ênfase à doutrina bíblica da santificação, Ef 4: 13.
  • Algumas igrejas são rigorosas nos usos e costumes.
1. Assembleia de Deus. Foi fundada por dois jovens, Daniel Berg e Gunnar Vingren, que haviam emigrado da Suécia para os Estados Unidos. Em Chicago, participaram de uma convenção pentecostal. Os dois operários suecos receberam de Deus uma chamada especial para o Brasil. Chegaram a Belém do Pará no dia 19 de novembro de 1910. Congregaram na igreja Batista, mas suas ideias pentecostais não foram aceitas. Afastaram-se e fundaram a igreja Assembleia de Deus, em junho de 1911. Essa denominação é hoje a maior Igreja pentecostal do Brasil. Creem os assembleianos que o falar em línguas é o sinal do batismo com o Espírito Santo.
2. Igreja do Evangelho Quadrangular no Brasil. Foi fundada em 1951 pelo missionário Harold Willians, na cidade de Poços de Caldas. Em 1952 a igreja chegava a São Paulo, através de campanhas evangelísticas no bairro do Cambuci, que logo passaram a ser realizadas numa tenda. A partir daí o movimento cresceu, as tendas saíram peregrinando pelo país numa onda contagiante e cada tenda era a certeza da implantação de uma nova igreja.
3. Igreja Pentecostal Brasil para Cristo. Foi fundada em 1956 por Manoel de Melo, ex-membro das Assembleias de Deus e consagrado pastor pela Igreja do Ev. Quadrangular. Era dono de um grande carisma. Manteve vários programas radiofônicos que foram um meio eficiente para a expansão da igreja.
4. Igreja Pentecostal Deus é Amor. Foi fundada no dia 3 de junho de 1962, pelo missionário David Martins Miranda. Chegou a 8.140 igrejas locais, espalhadas pelo Brasil e mais em 136 países.
5. Congregação Cristã. Foi fundada em 1910, pelo italiano Luigi Francescon, antigo membro da Igreja Presbiteriana Italiana de Chicago, EUA, e teve grande desenvolvimento no Brasil. Esta denominação, porém, é considerada como seita pelos evangélicos devido aos seus inúmeros desvios doutrinários: o uso do véu, não aceitação do ministério pastoral, pregam contra o dízimo e afirmam que só nessa igreja é que o homem pode ser salvo. E são extremamente críticos quanto às demais igrejas.
VEJA O RESTANTE DESTA MATERIA ACESSANDO O LINK ABAIXO.

http://www.iprb.org.br/artigos/textos/art51_100/art80.htm
 

0 comentários: