Analândia, SP…[ASN] As redes sociais e a iniciativa de um jovem adventista tornou possível a realização do Primeiro Congresso de Adventistas em Universidades Seculares (Caus) da Igreja Adventista na região oeste de São Paulo. O evento aconteceu nos dias 12 a 14 de outubro em Analândia, SP, e contou com 45 participantes.O idealizador do evento, Rafael Carvalho, estudante de Engenharia Mecânica conta que a necessidade do congresso surgiu a partir do momento em que ele percebeu que não havia uma união entre os universitários que estudam instituições seculares.Foi através de um grupo no Facebook, composto de universitários adventistas de São Carlos, que Rafael conseguiu organizar o evento e ter o auxílio dos participantes. “Quem mais me ajudou foram pessoas de Ribeirão Preto que eu nunca tinha visto pessoalmente”, revela.
O estudante conta que estudou a vida inteira em instituições adventistas. Isso fez com que ele estivesse mais protegido de influências seculares. No entanto, quando Rafael foi estudar na Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, percebeu que Deus o colocara ali, também, para levar a mensagem do evangelho. “Deus nos chama para salvar pessoas”, é essa a ideia que o estudante queria transmitir com o congresso. Para isso, o evento contou com testemunhos e trocas de experiência para que algumas pessoas apresentassem projetos de evangelização dentro das universidades.Um dos palestrantes foi o geólogo Nahor Neves que, apesar de fazer parte da quinta geração de adventistas, construiu toda a sua carreira acadêmica em universidades públicas. Neves reforça a importância deste evento não ser algo, apenas, esporádico e sim de maneira periódica em ambientes regionais até se tornar um evento nacional. “Os jovens universitários adventistas que correm os maiores riscos de saírem da igreja de se afastarem de Deus são aqueles que estão cursando universidades seculares ou públicas”, alerta o geólogo.
Neves explica que isso acontece, pois a universidade é um ambiente intelectualizado, com muitos ateus. E, muitas vezes, o jovem cristão pode receber questionamentos que ele não saberá responder. Principalmente quando se trata da questão do evolucionismo versus criacionismo. “O jovem cristão adventista, ou não, mas universitário não está preparado para cursar uma faculdade secular”, afirma.
Da redaçao com [Equipe ASN, Pâmela Meireles]
0 comentários:
Postar um comentário