sábado, 10 de novembro de 2012

CNMP lança campanha para evitar crimes por impulso

Imagem: divulgação
Imagem: divulgação
A campanha “Conte até 10”, lançada esta semana pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) para semear uma cultura de paz e evitar crimes cometidos por impulso, foi recebida com esperança em Pernambuco.

Afinal, somente este ano o Disque-Denúncia registrou em Pernambuco 2.570 queixas de ameaça de morte e 7.572 de perturbação do sossego, que entram no rol de causas de ocorrências mais sérias, da lesão corporal ao homicídio.

Conforme levantamento do CNMP, Pernambuco tem uma das mais altas taxas de homicídios causados por impulso ou motivos fúteis no País – 50,66% em 2011. Para fazer frente ao problema, o procurador-geral de Justiça do Estado, Agnaldo Fenelon, emitirá uma recomendação a todas as comarcas do Ministério Público de Pernambuco para que se engajem na campanha nacional.

Em Fernando de Noronha, por exemplo, 90% dos cerca de dois mil processos em andamento têm a ver com violência intrafamiliar ou entre vizinhos. O promotor da ilha e também da promotoria do 1º Tribunal do Júri da Capital, André Rabelo, diz que a maioria se resolve por meio de conciliação do MPPE ou da Justiça.

JC Online

0 comentários: