quarta-feira, 24 de outubro de 2012

OS DESAFIOS DO GOVERNO EVANDRO (POR: JOÃO DURVAL FARIAS)


Terminada a apuração dos votos, as comemorações, a euforia dos vencedores, o banho da realidade se estabelece. O silêncio que substitui a propaganda maciça dos candidatos, pode trilhar dois caminhos, o da indiferença ou da reflexão. No caso do segundo, as propostas dos derrotados, de imediato, serão postas de lado, pois começamos a querer enxergar o raiar de um novo dia propagado pelos vencedores. Havendo transformações, mudanças reais na vida das pessoas, certamente o comparativo das promessas entre os candidatos não voltará, do contrário, os ecos dos palanques serão como uma mortalha pregando o fim da ilusão.
A eleição em Pesqueira tem um dado curioso, a grande novidade foi a vitória de Evandro Chacon no pleito de 2012, vencendo o ex-prefeito e ex-aliado, João Eudes e sua criatura, Cleide Oliveira. Novidade porque nos últimos anos as lideranças que conseguiram sensibilizar parte do eleitorado que queria uma renovação na forma de governar, frustraram essa expectativa, sendo facilmente cooptadas pelo mandatário da vez.
Os últimos doze anos, podemos considerar um só mandato, pois a prefeita Cleide não conseguiu deixar a sua marca, sendo sua administração como a continuação do governo João Eudes, tanto nas ações, como no esforço para blindar seu antecessor. Por aí, começa os desafios do governo Evandro. Como será “uma nova prática de fazer política”, conforme suas palavras no palanque, neste cantinho do Brasil?
Começando pela negociação na formação do secretariado, será que os que irão assumir passarão por questionamentos sobre o grau de compromisso com toda população? Serão questionados a que público irá servir? Como aplacar a sede dos aliados que não conseguem enxergar além de seus interesses privados? Como impedir que o governo naufrague, antes mesmo de começar, com o predomínio de aliados vaidosos, com projetos prematuros, egocêntricos, mais os poderosos movidos por uma ambição expansionista e desmedida?
Pesqueira, 22/10/2012-João Durval Farias-Licenciado em Geografia 
FABEJA-Pós-graduado em Educação Ambiental SENAC-PE
Postado por: F.M.G

0 comentários: