quinta-feira, 11 de outubro de 2012

NOVAS ESPERAÇAS PARA OS MUNICÍPIOS DO BRASIL(Por: Sebastião Gomes Fernandes, Sociólogo, Escritor e Poeta Pesqueirense)


Pesa sobre os ombros dos novos prefeitos e vereadores dos 5.568 municípios do Brasil, uma grande responsabilidade frente aos compromissos assumidos em praça pública, em seus planos de trabalho! É na verdade o que esperamos!
Para que o Brasil cresça social, econômica e politicamente é fundamental que os municípios como células mãe, sejam fortes, dinâmicos e produtivos. Mas para que isso venha a acontecer se faz necessário que os seus gestores e legisladores estejam engajados e compromissados com o desenvolvimento do seu território e do seu povo!…
Cada eleição que se realiza sugeri novas esperanças em dias melhores para a comunidade e o município, só que a história pregressa dos nossos administradores e legisladores até então nos têm decepcionado em sua maioria! Evidente que há exceções.
Como cidadão sinto-me no direito de fazer considerações a respeito da política brasileira quanto à sua aplicabilidade na vida da sociedade: os prós e os contras da forma como são conduzidos o dinheiro e o bem público! Ora se os gastos não são bancados pelo poder central, assim é como deveria ser praticado o exercício democrático. Ao contrário fica sob a responsabilidade das agremiações partidárias e ao bel prazer dos senhores candidatos. Daí favorecendo aqueles que têm recursos, nesse caso não importando qual a fonte desses recursos!… Tornando o pleito elitizado, favorecendo evidentemente aqueles com poder de barganha de compra de voto, a despeito dos que possuem parcos recursos.
Será possível que depois de toda essa batalha ainda exista iluminados que assumam o poder com um único objetivo – o de servir ao povo -, por amor à terra e por acreditar que é sua missão servir e promover o bem-estar da sua comunidade?! Seria bom que assim o fosse!
Não é na verdade isso que a história nos revela ao longo dos tempos. Será que a humanidade terá algum dia a chance de ver homens desprovidos dos interesses do seu ego e votados para o interesse coletivo? Foi para isso que Deus criou o homem!
Bem, deixemos estas questões para quem de direito cobrar… Agora o que deve estar em jogo é como será o futuro governo que se instalará em 1º de janeiro de 2013.
Cada município com suas peculiaridades. Como filho adotivo e que aprendeu a amar esta terra do “da renda do”,doce e da graça, Pesqueira. Desejo e espero que o novo gestor, já nosso conhecido, venha com muita garra e criatividade fazer com que Pesqueira continue a crescer, jamais retroaja.
Como sugestão deixo uma dica: saiba escolher seus auxiliares. Escolha-os pela capacidade, pelo comprometimento e pela aptidão naquilo que possa vir a trabalhar, pois vejo que um dos grandes defeitos dos nossos gestores justamente está em não terem a liberdade de escolher a pessoa certa para o lugar certo, com isso perdendo o município e a população, porque as ações que poderiam melhorar a vida do cidadão deixam de acontecer por incompetência e até por falta de compromisso dos seus gestores.
Sabemos dos seus compromissos partidários, mas que mesmo assim há a possibilidade de se fazer uma boa escolha de seus auxiliares.
Que as aspirações dos pesqueirense não sejam desprezadas e/ou jogadas ao relento!
Muito sucesso com competência e honradez!
Uma palavrinha aos novos legisladores: procurem exercer seus mandatos com critério e sensibilidade política. Jamais esqueçam de que lhes foi confiado o acompanhamento – fiscalização das ações da edilidade e da legislação, interesse da coletividade.

Pesqueira, 08-10-2012
Sebastião Gomes Fernandes, Sociólogo, Escritor e Poeta.
Sócio efetivo da Academia Pesqueirense de Letras e Artes.

0 comentários: