![]() |
Senna conquistou seus três títulos pela McLaren
Foto: divulgação
|
A equipe McLaren, uma das mais tradicionais da Fórmula 1, divulgou uma lista com os 50 melhores pilotos de sua história. E o primeiro colocado é o brasileiro Ayrton Senna, três vezes campeão mundial pela escuderia. Ele divide o topo do pódio com Bruce McLaren, ex-piloto e fundador do time. A lista não inclui pilotos da atual temporada, inclusive Lewis Hamilton, campeão em 2008, além de Kimi Raikkonen e Fernando Alonso, que deixaram o box da McLaren sem títulos.
No carro, na época, vermelho e branco, Senna mostrou todas as características que deixaram seu nome gravado no Olimpo do automobilismo. Esteve na equipe entre 1988 e 1993, tendo conquistado o título em 88, 90 e 91. Foram 161 grandes prêmios no total da carreira, que também inclui Toleman, Lotus e Williams. De suas 41 vitórias, 35 foram no cockpit britânico.
A descrição do lendário piloto brasileiro sintetiza bem quem era Ayrton dentro das pistas: "Uma pessoa que queria vencer a todos em qualquer circunstância". A nota continua elogiando a conduta dele fora do padock. "(...) amava sua família, respeitava seu pai e sua mãe, além de tratar com carinho as crianças e ser dono de uma personalidade geniosa e relaxada ao mesmo tempo".
Após Senna e Bruce McLaren, aparece o finlandês Mika Hakkinen, bicampeão também pela equipe em 1998 e 1999. O grande rival de Senna, o francês Alain Prost, também dententor de três títulos pela escuderia - 85, 86 e 89, ainda conquistaria outro em 1993 pela Williams. James Hunt ficou em quarto e outro brasileiro, Emerson Fitipaldi foi o quinto.
A lista foi elaborada pelo jornalista Alan Henry e conta com pilotos de outras categorias que a McLaren disputou. Inclui até ícones com passagens mais curtas pelo cockpit da equipe como Nélson Piquet (40º lugar) e Nigel Mansell (48º). O critério de escolha não foi a carreita total do piloto, mas a contribuição dele para a escuderia.
Do NE10
0 comentários:
Postar um comentário